Introdução alimentar -Quando, o que e como oferecer alimentos sólidos ao bebê

É delicioso ver nossos pequenos crescendo , se desenvolvendo e explorando o mundo em toda sua plenitude. As noites mal dormidas, as preocupações e até mesmo a falta de tempo para aquele banho básico e relaxante, nem de longe nos tiram o prazer que nos enche os olhos e o coração quando percebemos as pequenas evoluções diárias de nosso filhos. Assim também o é quando começamos a introdução alimentar.

Para algumas de nós, a introdução de alimentos sólidos pode ser um tanto confusa . Perguntas do tipo quando, o que e como devemos oferecer os alimentos sólidas aos bebês, são frequentes.

A introdução alimentar não precisa ser um desafio, há apenas algumas regras simples e que devemos seguir para se certificar de que estamos no caminho certo para o pleno e saudável desenvolvimentos de nossos bebês.

Quando iniciar a introdução alimentar dos bebês?


Quando eramos  bebês , os pediatras freqüentemente recomendavam que os engrossantes e leites artificiais fossem introduzidos após algumas semanas de vida. Essa era a garantia de uma noite bem dormida para bebês e pais. Mesmo que na prática a coisa toda não desse tão certo, era nisso que se acreditava.
Hoje  sabemos que não é verdade, e para a maioria dos bebês, engrossantes e cereais misturados a leites atrapalham a amamentação e são um trampolim para obesidade infantil. É importante dizer que para bebês com refluxo, o leite com engrossante pode até ser uma alternativa a ser levada em consideração, mas apenas o pediatra pode atestar ou descartar a necessidade dessa prática. O leite materno é sempre a melhor opção.

Entre as idades de 4 e 6 meses, a maioria dos bebês estão prontos para a introdução alimentar de sólidos.Seu sistema digestivo já pode lidar com sólidos e existe menor chance de alergias. Ressaltamos que para bebês que mamam exclusivamente no peito, o leite materno deve ser seu único alimento até os 6 meses de vida, salvo raras exceções em que o pediatra avalie a necessidade de introdução de sólidas prematura.
Por outro lado a introdução alimentar não deve exceder os 6 meses de vida, pois os bebês podem estranhar e rejeitar novas texturas
Outro ponto importante que reforça a teoria de que a introdução alimentar não deve ultrapassar os seis meses,é que nessa idade as reservas naturais de ferro começam a se esgotar no organismo dos pequenos e alguns bebês não conseguem retirar apenas do leite materno ou artificial o ferro necessário para seu desenvolvimento pleno.
"Existe mais  ferro na fórmulas infantis do que  no leite materno, mas o ferro no leite materno é melhor e mais facilmente absorvido."
O ideal é que nessa idade, o bebê seja alimentado por uma  variedade de alimentos ricos em ferro.  As melhores opções são carne , feijão e verduras verde escuras como espinafre e escarola.

Como saber se meu bebê está pronto para alimentos sólidos


Os bebês nos dão alguns sinais de que estão prontos para a introdução de alimentos sólidos.

Se o bebê se senta sozinho ou mesmo com pouco apoio, segura a cabeça, se interessa em observar o que as pessoas estão comendo e podem até tentar pegar alguns alimentos.
E alguns bebês mamam mais vezes do que o de costume.



Com quais alimentos devo iniciar a introdução alimentar salgada do meu bebê?


A primeira refeição de um bebê pode ou não conter proteína animal. Mas o ideal é que contenha 3 legumes, uma proteína animal e uma verdura verde escura ( sempre cozida e nunca crua até um ano de vida), temperos como orégano, salsa, cebola e alho podem fazer parte da papinha e nunca , nunca introduzir sal. As papinhas não devem ser liquidificadas ou processadas, o ideal é que sejam bem amassadas ou peneiradas. Eu particularmente prefiro que sejam peneiradas, afinal é um momento de transição e embora não devemos criar maus hábitos em nosso pequenos para não atrapalhar seu desenvolvimento, não vejo motivos para assusta-los com texturas totalmente diferentes da habitual. As refeições devem ser momentos prazerosos e não uma luta desgastante. Se assim o for, seu bebê fatalmente identificará a "hora do papa" como um momento ruim.
Você pode começar com 2 colheres de sopa e ir aumentando gradativamente, sem forçar e respeitando sempre a necessidade e o tempo do bebê

Nos primeiros dias é interessante que o peito ou a mamadeira seja oferecido ao bebê logo após a refeição, sem forçar é claro.
As papas de frutas também devem ser introduzidas no mesmo período, em quantidade semelhante, porém em horários diferentes, ainda não é o momento de sobremesas.
Alguns pediatras orientam primeiro a introdução de frutas para só depois de alguns dias ou semanas iniciar as papas salgadas, porém  isso pode gerar uma predileção pelo doce das frutas, já que o leite materno ou artificial tem sabor adocicado, e fazer com que o bebê tenha mais dificuldade para se adaptar com a falta do adocicado das papas salgadas.
A maioria dos pediatras recomendam iniciar com frutas como  peras, ameixas, abacate, bananas, pêssegos, e maça, manga e etc. As papas prontas devem ser evitadas por conta dos conservantes.

Essa mamães, é a primeira parte de um artigo que pretendemos que seja completo.
A continuação será postada em breve.


0 comentários:

Postar um comentário