Os deliciosos sushis invadiram o Brasil, isso é um fato indiscutível, mas será que os nossos bebês podem desfrutar desse tipo de alimento?
Os pediatras advertem que carnes cruas, assim como peixes crus só devem ser apresentadas as crianças após os 12 anos de idade, antes disso é muito arriscado. Bebês e crianças tem o organismo mais vulnerável a contaminações devido ao sistema imunológico e aparelho digestivo que ainda se encontram em formação.
Vegetais crus por sua vez podem ser oferecidos a bebês após um ano de idade desde que bem lavados.
Bebês a partir de 6 meses já podem ser apresentados a alimentos cozidos e refogados e demonstram interesse em tudo o que nós adultos comemos. Como o sushi, mesmo o califórnia que é feito de fruta e Kani Kama, não é indicado para os pequenos, e as vezes da aquela dozinha do bebê que ficou olhando a mamãe e o papai comer sem poder sequer experimentar, nossa proposta hoje é um Sushi para bebês e crianças, saudável, nutritivo e tão gostoso que você também não resistirá.
Ingredientes
- 1/2 filé de tilápia
- 1 colher de sopa de óleo de oliva
- uma pequena florzinha de brócolis picado
- 1/2 cenoura média cortada em cubos
- 2 xícaras de arroz cozido de escolha
- 1/2 folha de alga / nori
Modo de Preparo
Enxague a tilápia em água fria e seque com papel toalha. Aqueça o azeite em uma frigideira em fogo médio-alto. Cozinhe a tilápia no azeite até que os flocos de peixe se soltem facilmente quando mexidos com o garfo. Cozinhe por cerca de 4 minutos de cada lado.
Dica do blog:
Que tal fazer uma imitação nada picante de wasabi para seu pequeno?
Duas colheres de abacate amassado com uma pitada de sal é a imitação ideal para que seu bebê desfrute de um sushi com todos os seus detalhes.
As algas são uma rica fonte de ferro, e possuem propriedades anti-inflamatórias além de ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares.
Comer bem para viver melhor!
Converse com seu pediatra a respeito da textura e consistência dos alimentos oferecidos a partir dos 6 meses.